Preconceito e Racismo nas escolas.

Existe sim preconceito, racismo e discriminação na escola. Isso hoje é uma grande problema para os educadores e para as famílias que vivem naquele contexto. 





Preconceito

  • Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las.
  • É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
    1. 1.
      qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
    2. 2.
      sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.

      "p. contra um grupo religioso, nacional ou racial"


As crianças em um contexto escolar estão mais predispostas a passar por esse tipo de situação. Infelizmente vivemos em uma sociedade cheias de preconceitos, seja sobre raça ou opção sexual. 



Racismo

  • As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo , restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.
  1. 1.
    conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
  2. 2.
    doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.

O adulto tem um papel importante na vida da criança, pois é ele e nele que a ela se espelha. Seus pais, parentes precisam se ater ao que fala e como instrui seus filhos. 

Discriminação

  • A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si próprio e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”.É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos. Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e. às vezes, suas atitudes chegam ao delírio e como são medrosos e inseguros, projetam sobre os outros que são inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos – quando os racistas e preconceituosos agem dessa maneira estão tratando os que eles julgam como inferiores a ele de maneira discriminatória. DISCRIMINAÇÃO É PORTANTO TRATAR OS OUTROS COM INFERIORIDADE, SE JULGANDO SUPERIOR.
  1. 1.
    faculdade de discriminar, distinguir; discernimento.
  2. 2.
    ação ou efeito de separar, segregar, pôr à parte.





  • O mundo está cheio de problemas, mas todos nós sabemos  a melhor forma de se resolver isso. Para que possamos viver melhores e seguros, sem existir a necessidade de desconfiar o tempo todo dos outros e viver em uma competição louca. Construir uma sociedade dos sonhos é uma ideia que parece distante mas que é sim viável. Quando o ser humano consegue viver bem consegue oferecer o melhor de si. Se todos nós combatermos o preconceito, racismo e a discriminação já conseguiremos dar um grande passo para que o mundo seja muito melhor.  

Comentários